A Casa do Conto “Arts & Residence” está situada na área de Cedofeita, em pleno centro da cidade do Porto. O espaço resultou de um peculiar projeto de reabilitação de uma casa burguesa do séc. XIX, que a preparou para receber visitantes exigentes e seletivos, num ambiente de forte carga imagética e cultural.
A Casa do Conto relata-nos uma história única de vida, que é, afinal, a história da própria cidade em mudança. Nela, destaca-se a arquitetura doméstica, solene e vertical, característica do século XIX portuense, marcada pelas cicatrizes desse tempo que medeia o seu declínio e renascimento, a memória do passado e o desejo de futuro, o granito das velhas fachadas e o novo betão cru da escadaria e dos tetos. Trata-se, na verdade, de uma “arquitetura fóssil” que ganhou v
A Casa do Conto relata-nos uma história única de vida, que é, afinal, a história da própria cidade em mudança.
O projeto de reconstrução assumiu um papel cirúrgico, readaptando a nova intervenção à linguagem arquitetónica já presente na casa. A distribuição do programa contempla, como já acontecia, um hall de entrada com acesso vertical a todos os pisos do edifício. Nesse corpo vertical, charneira dos compartimentos, desenhou-se uma claraboia para conquistar luz ao exterior e permitir o contacto visual com o céu.
As zonas sociais da Casa do Conto (receção, sala de estar, biblioteca, sala de refeições e jardim) encontram-se distribuídas pelos pisos 0 e -1, reservando-se os pisos superiores os quartos. Os seis quartos do hotel, diferenciados pelas composições gráficas, em baixo relevo, que preenchem os seus tetos, estão equipados com peças de autor e mobiliário de época.
A Casa do Conto procura contrariar a usual oferta hoteleira da cidade, cada vez mais genérica e impessoal, recriando vestígios locais da casa existente, e assim reativando a própria memória da cidade.